Lavar roupas nunca foi um mistério, não é verdade? Entretanto, levar em consideração os diferentes tecidos, por exemplo, também não era uma preocupação para muitos. Contudo, esse é um fator determinante para as suas roupas.
Com o passar dos anos, a forma de lavagem de roupas foi se aprimorando, o que favorece para que as peças recebam seu devido cuidado, fazendo com que durem mais tempo ou que não sirvam mais para uso devido à lavagem errada.
Assim, acompanhe o nosso post até o final e saiba quais são os diferentes tipos de lavagem de roupas e fique por dentro do assunto.
Lavagem com água
Todo mundo conhece esse tipo de lavagem de roupas, pois é uma das mais tradicionais. Nesse caso, as peças são totalmente imersas na água, junto com algum produto específico para fazer a limpeza.
Porém, é necessário se atentar a alguns pontos importantes:
- Produtos recomendados e proibidos;
- Se o produto ou a roupa pode ser colocada na máquina de lavar;
- Temperatura da água;
- Tempo que o tecido pode ficar de molho.
Em geral, as etiquetas das peças possuem todas essas informações, servindo como guia para acertar na hora da lavagem. Portanto, preste bem atenção em todas elas, principalmente para evitar o desgaste desnecessário de suas roupas.
Lavagem a seco
Em casos onde as peças não podem ser lavadas usando os meios tradicionais, a lavagem a seco se torna uma ótima opção. Nessa situação, são utilizados produtos que conseguem retirar por completo a sujeira, mas sem danificar a peça.
Essa técnica é bastante utilizada em roupas bem específicas, como ternos, vestidos de gala ou outras roupas que exigem esse cuidado. Os produtos que são usados são próprios para esse tipo de lavagem, desta forma, as roupas não ficam manchadas e não são prejudicadas.
Nessas situações, é importante ter o auxílio de uma empresa especializada no assunto, assim as suas peças ficarão limpas, mas de forma segura.
Lavagem para roupas delicadas
Como citado no texto, cada roupa possui suas particularidades. Devido a esse fator, existe a variação de tipo de lavagem. Quando se trata de peças delicadas, é possível escolher entre duas opções, como lavar as peças na mão ou programar o uso da máquina em ciclos específicos.
Alguns tecidos não podem ir à máquina, pois existe um grande risco de serem danificados, como as peças de camurça, cetim, couro, bordados ou paetês, crochê, tricô, seda e também a renda. Nesse sentido, é fundamental sempre verificar a indicação individualmente.
Hidratação
As peças de couro têm uma particularidade bem específica, precisando de cuidados essenciais, como, por exemplo, a hidratação. Isso garante que ele possua uma vida útil mais longa.
Nessa situação, são utilizados produtos específicos para fazer a limpeza, retirando as manchas e mofo, além de outros resíduos presentes. Mas, para finalizar o processo, são usados produtos próprios para hidratar o couro.
Se você quer evitar danos em suas roupas, mas ainda não consegue fazer por conta própria, deixe com quem é profissional! Visite o nosso site e saiba mais!